O que discutimos nesse episódio?
A entrada no mercado publicitário nem sempre vem acompanhada do glamour e dinamismo vendido durante a graduação. Quando você é preto se depara com um grupo que cresceu e viveu em uma realidade diferente e automaticamente acaba se sentindo inferior. Esse sentimento te faz imaginar que precisa fazer mais para ser reconhecido, sendo acompanhado do medo de não entregar o suficiente e ser demitido, ou seja, além de todo o esforço para conseguir espaço, você também precisa se preocupar em se manter ali. Com toda essa pressão psicológica, começamos a fazer jornadas mais exaustivas e com isso recebemos mais demandas do que o normal, sem perceber o que está acontecendo. Visto que essa sensação é constantemente vivida por muitos de nós, o que devemos fazer para deixar de sentir isso? É possível ao menos amenizar o sentimento?
As minhas limitações não limitam as possibilidades que eu tenho de fazer alguma coisa. Aquilo que eu não sei, não é mais forte do que aquilo que eu sei.
Sobre a Mafoane Odara
Mafoane Odara, psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Reconhecida como Women to Watch em 2022 pelo Meio&Mensagem pelo trabalho de impacto na indústria de comunicação, hoje é executiva em Recursos Humanos para América Latina, colunista da Marie Claire, consultora, professora e atua em Conselhos de instituições educacionais, sociais e privadas.
Mãe do Mudrik Diop (9) e da Makini Niara (5), é uma das importantes vozes brasileiras nos debates de diversidade, equidade e inclusão no mundo corporativo e público. Também promove reflexões sobre os desafios das mulheres nas áreas de enfrentamento às violências, maternidade & carreira, além de atuar no campo da política institucional.
Mafoane costuma se definir como uma construtora de pontes e uma colecionadora de boas perguntas.
É muito importante que a gente tenha equilíbrio, porque só assim vamos construir um mundo para todos.
Participantes
Beatriz Santos
Formada em publicidade e propaganda, atualmente integra o time de Planejamento Estratégico da AlmapBBDO. Mente inquieta e curiosa da periferia de São Paulo, tem buscado criar pontes que conectem a sua experiência a construção de ambientes mais inclusivos e diversos na comunicação.
Taís Santos
Feminista negra e de origem periférica, é publicitária e pós-graduanda em Cultura Material e Consumo pela ECA-USP. Atualmente é Líder de DE&I e Gerente de Planejamento Estratégico na Almap BBDO.
Victória Oliveira
Quase Relações Públicas, atualmente na área de Social Insights da AlmapBBDO, virginiana e apaixonada por cultura pop, beleza e música.
Registros da gravação
Ficha técnica
Iniciativa: Almap BBDO e ISOKAN
Apresentação: Taís Santos
Entrevistadores: Beatriz dos Santos, Victória Nascimento
Convidada: Mafoane Odara
Roteiro: Taís Santos, Bruna dos Santos, Caroline Souza
Diretor de criação: Iron Brito
Diretor de arte: Carlos
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas
Edição e mixagem: Cadu Silva
Captação de áudio: Ozzy Azevedo
Trilha: Raw Audio
Produção Digital: Lilian Cavalini, Luan Henriques
Produtora site: idigital
Diagramação do site: Leonardo Lago