O que discutimos nesse episódio?
Os prêmios são importantes da nossa indústria. São eles, na maioria das vezes, que ditam o que é um bom ou mau trabalho. Um bom profissional ou simplesmente alguém que não se destacou “o suficiente”. Mas para além do questionamento se eles deveriam fazer esse juízo de valor, a pergunta é o quanto eles são designados a pessoas negras. Numa indústria que não foi projetada pensando em todos e por isso nunca foi suficientemente representativa, como podemos nos imaginar como profissionais passiveis de serem premiados acreditando que somos merecedores e que esse não é um sonho distante, mas uma possibilidade real?
Quando falamos de premiações, estamos falando de reconhecimento e de fazer parte não só do grupo/de pessoas que levanta um troféu, mas daquele que decide quem vai ser escolhido.
Para falar do assunto, convidamos Gabi Rodrigues, VP de Impacto da SOKO, Iron Brito, Diretor de Criação da AlmapBBDO, Roberta M. Pádua, Gerente de Conta da SOKO e Tawane Silva, Diretora de Arte Sr. da GALERIA.ag.
As minhas limitações não limitam as possibilidades que eu tenho de fazer alguma coisa. Aquilo que eu não sei, não é mais forte do que aquilo que eu sei. (ALTERAR)
Convidados
Sobre o Iron Brito
Iron é Diretor de Criação, e está na AlmapBBDO há 8 anos, e há 17 anos no mercado. Tem no currículo trabalhos para clientes como Volkswagen com destaque para case de 70 anos com a Maria Rita e Elis Regina, GOL Linhas Aéreas, META, CNN, Itaú, Heinz, P&G e Mattel Games, com reconhecimentos nacionais e internacionais.
É muito importante que a gente tenha equilíbrio, porque só assim vamos construir um mundo para todos. (ALTERAR)
Sobre a Gabriela Rodrigues
Gabriela é uma mulher lésbica e negra nascida na Zona Leste de São Paulo e formada em Publicidade, Eletrônica e Neurociência. Já passou por agências como Lew’Lara\TBWA, Artplan, Wieden + Kennedy, Ogilvy e Soko, onde hoje cria projetos que comprovam a conexão entre impacto social e relevância de marca. Em 2021, foi vencedora do Prêmio Caboré, na categoria “Profissional de Planejamento”.
É, também, membro do Global Growth Council de Cannes, foi jurada de shortlist em 2022 e, em 2023, fará novamente parte do júri da premiação. Como jurada, também já avaliou projetos junto ao Effie Awards, Clube de Criação e Gerety Awards. É professora da Miami Ad School e colunista do Meio & Mensagem.
É muito importante que a gente tenha equilíbrio, porque só assim vamos construir um mundo para todos. (ALTERAR)
Participações
Sobre a Roberta Maria de Pádua
Roberta Maria de Pádua, a Beta Maria, é Gerente de Contas na SOKO desde de 2022. Atualmente, à frente de Beats (Ambev), tem foco na otimização dos processos de gestão e na obtenção de resultados significativos para o cliente. Formada em Design e Artes Aplicadas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com passagens por lugares como Estúdio Guto Requena, Dacri Deviati Oficial e ‘CAUSE, possui quase uma década de experiência em estratégia e gestão de marcas nas áreas de design e cultura para o mercado de comunicação.
Além disso, a executiva faz parte de projetos que apoiam a diversidade, abrangendo questões de gênero, raça e comunidade LGBTQIAPN+. Nesse território, Beta tem conectado empresas, projetos sociais e pessoas nessa causa. Além de suas responsabilidades na SOKO, também realiza palestras sobre liderança feminina e diversidade no mercado para empresas como Meta, Lenovo, Twitter, Fashion Revolution, entre outras.
É importante essa premiação reconhecer o papel desses criativos que vem de grupos historicamente minorizados no sentido de reconhecer o trabalho que essas pessoas fazem, desses lugares, dessa veia que é mais humana onde ela dialoga diretamente dessas profundezas do que é essa diversidade e essa pluralidade do Brasil.
Sobre a Tawane Silva
Uma criativa preta que com apenas 26 anos luta para mudar as coisas, uma pessoa cheia de sonhos, mas que pensa em sempre concluí-los trazendo pessoas junto. Morou a vida toda em Mogi das Cruzes – SP, mas atualmente vive o sonho paulista de morar perto de tudo. Formada em Publicidade & Propaganda, estudante de Pós-Graduação em Projetos e metodologias ágeis. Criou o projeto Periféricas em 2018, um dos primeiros projetos de inclusão de mulheres da periferia nas agências. Foi responsável por criar a categoria Periferia Criativa dentro de um dos maiores festivais de publicidade, o Clube de Criação e recentemente foi a homenageada do ano na lista do Papel e Caneta.
Eu quero tomar esse espaço, eu também quero poder ganhar, eu também quero poder ser júri. sabe? Eu também quero poder presidir. Quando você tá lá te dá uma vontade de querer mais, se eu achava que eu não podia tá lá, do nada essa fichinha virou e eu fiquei “opa!” Eu quero tudo isso aqui, sim. Eu posso tudo isso aqui, sim. Eu estou no lugar que era para eu estar, sim!
Apresentadoras
Beatriz Freitas
Formada em publicidade e propaganda, atualmente integra o time de Planejamento Estratégico da AlmapBBDO. Mente inquieta e curiosa da periferia de São Paulo, tem buscado criar pontes que conectem a sua experiência a construção de ambientes mais inclusivos e diversos na comunicação.
Taís Santos
Feminista negra e de origem periférica, é publicitária e pós-graduanda em Cultura Material e Consumo pela ECA-USP. Atualmente é Líder de DE&I e Diretora de Planejamento Estratégico na Almap BBDO.
Registros da gravação
Ficha técnica
Iniciativa: Almap BBDO e Mesa Preta
Apresentação: Taís Santos
Entrevistadores: Beatriz Freitas
Convidados: Gabi Rodrigues, VP de Impacto da SOKO e Iron Brito, Diretor de Criação da AlmapBBDO
Roberta M. Pádua, Gerente de Conta da SOKO e Tawane Silva, Diretora de Arte Sr. da GALERIA.ag
Roteiro: Taís Santos, Caroline Souza
Diretor de criação: Iron Brito
Diretor de arte: Pedro Afonso Zillmer Gomes
Produção Audiovisual: Karla Henrique, Diego Villas Bôas
Edição e mixagem: Cadu Silva
Captação de áudio: César Vital
Trilha: Raw Audio
Produção Digital: Lilian Cavalini, Luan Henriques, Renata Roberta
Produtora site: idigital
Diagramação do site: Leonardo Lago, Murilo Blasich